REFEITÓRIO - ESCOLA DO LOMBELHO ALFENA

AMPLIAÇÃO E REFORMULAÇÃO ESCOLA EB1/JI DO LOMBELHO ALFENA

O presente Projecto de Arquitectura de ampliação e reformulação da Escola EB1/J.I. do Lombelho, localizada na freguesia de Alfena, vem dar cumprimento aos objectivos programáticos da Autarquia, isto é, dar resposta à Carta Educativa estabelecida pelo Divisão de Educação, resultando nos seguintes parâmetros:

- Implantação de uma Sala para Refeições - Refeitório, devidamente dimensionada para o número de crianças previsto, com as respectivas áreas de serviço para apoio, tais como, área de self-service, cozinha/lavagem, despensa de dia, vestiários/balneários e instalação sanitária para pessoal, arrumos e áreas técnicas;

- Deslocação do portão de entrada das crianças na Escola, garantindo uma acessibilidade mais directa e sem barreiras arquitectónicas;

- Manutenção do portão existente para entrada de serviço a cargas e descargas e acesso de veículos de emergência;

- Introdução de um alpendre de protecção nos circuitos de circulação das crianças, nomeadamente, da rua ao interior da Escola e entre a Sala Polivalente e o Refeitório;

- Reabilitação e tratamento da área de recreio envolvente ao edifício, salvaguardando as questões de segurança e acessibilidade.

Face aos condicionalismos do terreno, no que diz respeito à sua acentuada e irregular topografia, bem como a disponibilidade de espaço para a implantação da construção pretendida, foi opção localizar o novo volume no prolongamento do actual portão de acesso ao interior do lote. Esta situação permite a acessibilidade directa para as necessárias cargas e descargas de abastecimento ao refeitório, bem como a garantia de uma melhor funcionalidade entre o programa existente e a nova construção.

Ainda relativamente à implantação do novo volume, esta procura, não só a melhor exposição solar e visual do local, mas também constituir um elemento equilibrado no conjunto edificado. A sua forma esguia paralelepipédica, intencionalmente estendido ao longo da crista do talude, “protege” as crianças dessa condicionante física, envolvendo o espaço destinado ao recreio mais contido num pátio, envolvido pela vegetação existente, e animado por elementos coloridos que surgem no piso a esse fim destinado.

A introdução deste do programa “refeitório/polivalente”, visa solucionar a principal carência de funcionalidade desta Escola, ou seja, a necessidade de um espaço dimensionado e autónomo para refeitório face ao número de crianças que actualmente frequentam estas instalações, bem como a construção das respectivas áreas de serviço e de apoio à preparação das refeições, instalações sanitárias e balneário/vestiário para o pessoal, despensa de dia, arrumos e áreas técnicas que permitam o melhor funcionamento deste tipo de espaços.

Também as instalações actuais da escola serão objecto de intervenções pontuais, garantindo a resolução de um percurso acessível ao interior da escola, anulando as barreiras arquitectónicas existentes, tais como a utilização de escadas.

Assim, para o efeito, prevê-se a deslocação da porta principal de entrada das crianças na Escola para uma cota directa com o nível de acesso ao seu interior. Esta entrada, conforme determinação legislativa, será independente de outros acessos de serviço e manutenção.

Os percursos de circulação das crianças, nomeadamente, da rua ao interior da Escola e entre a Sala Polivalente e o Refeitório, serão cobertos através de alpendre, garantindo total protecção ao “sol e chuva”, servindo em alguns casos de recreio coberto.

Os trabalhos previstos no interior das actuais instalações, são os necessários, resultantes da limpeza de paredes e espaços desactivados por já não apresentarem as condições mínimas de utilização, resumindo-se a tratamento de pavimentos, regularização de paredes e tectos, com aplicação de materiais que permitam a uniformização de acabamento dos respectivos compartimentos, ou seja libertar barreiras construtivas, proporcionando uma sala polivalente que permita a realização de diferenciadas actividades, compatível e dimensionada para o número de crianças que usufruem deste espaço de ensino.

Relativamente aos trabalhos a executar nas instalações existente, destaque para:

- o reposicionamento da porta existente, de forma a garantir um isolamento da galeria respeitante a todas as salas de aula, tendo esta situação como consequência um melhor controle acústico relativamente à sala polivalente;

- a introdução de um conjunto de instalações sanitários de apoio às crianças, localizados estrategicamente para servir os utilizadores da sala polivalente, recreio e refeitório, cumprindo deste modo as exigências legislativas.

Construtivamente a proposta é simplificada pela natureza dos acabamentos adoptados, resumindo-se no exterior o tratamento de fachadas a areados finos para pintar, com um estudo cromático que se diferencie da restante construção.

Os vãos são trabalhados em caixilharias de alumínio, tendo em conta o enquadramento visual que o novo corpo proporciona. Serão amplos e plenos de luz os vãos expostos a nascente/sul, com possibilidade de ventilação, controlados por estores solares que estabelecem os índices de conforto necessários à boa funcionalidade do espaço interior. Quanto ao alçado oposto, este apresenta um laminar ritmado de aberturas verticais, preenchidos com painéis de vidro fixo, que permitem alguma transparência e alguma leveza numa empena que se apresenta virada ao pátio estabelecido para recreio ao ar livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário