CENTRO ESCOLAR DA ESTAÇÃO - VALONGO



CENTRO ESCOLAR - EB 1 / J I DA ESTAÇÃO - VALONGO
A intervenção insere-se num terreno com 3.390 metros quadrados, cedido à autarquia de Valongo, no âmbito de um processo de loteamento, cuja morfologia apresenta um declive suave e constante ao longo da sua extensão no sentido norte / sul, delimitado em toda a sua volta por arruamentos e caminhos públicos, o que possibilitou a criação de acessos mecânicos de emergência em todos os pontos da área escolar.

O edifício, de configuração linear, apresenta-se térreo e organiza dois corpos cuja localização e implantação procura consolidar o desenho dos novos arruamentos, suportando-se nestes e criando a frente urbana inexistente.


A área de implantação de 1.597 metros quadrados, corresponde à sua área total de construção, já que de um edifício térreo se trata, onde e por razões de “desenho” a solução passa por suspende-lo da cota base do terreno e mais alta, situação que proporciona a elevação deste na parte mais a sul do terreno e a consequente criação de “alpendres” através do próprio volume, espaço este a utilizar enquanto recreio coberto.

De um amplo hall de entrada ou átrio o utilizador tem acesso directo ao polivalente ou refeitório, á sala de recursos/biblioteca, ao atendimento/portaria, sala de associação de pais e á galeria de distribuição que no corpo mais a sul dá acesso ás demais salas de aula, instalações sanitárias de apoio, posto médico, salas de professores e apoio pedagógico.

Esta organização visa filtrar os acessos ao longo do percurso. O átrio será de acesso livre (família / pais) enquanto a galeria, será condicionado aos utentes (alunos, professores e funcionários) e é por aqui que os alunos deverão ser encaminhados para os recreios, local este onde se desenrola toda a mobilidade do dia escolar.
A área polivalente, onde se irão servir as refeições, foi então localizada junto ao átrio, facilitando deste modo as demais cargas e descargas diárias das refeições, já que um acesso mecânico e autónomo foi criado no ponto mais a nascente da propriedade, e apresenta uma área necessária a sua utilização pelos 25 alunos/sala.
Deste espaço, faz então parte:
. um amplo arrumo que proporcionará a arrumação de todas as mesas e cadeiras de refeição para uma melhor utilização ás demais actividades
. uma área de serviço com a dimensão necessária á preparação das refeições
. um balneário/vestiário e instalação sanitária de apoio a funcionários.
. uma dispensa de dia.
. um compartimento para resíduos sólidos e exterior.
Ainda com acesso directo pelo átrio, uma sala de recursos, de apoio a todas as faixas etárias, proporcionará diversas actividades, que vão desde a leitura (biblioteca) a todas as que os demais balcões de apoio possam proporcionar, quer durante o período escolar quer ao fim de tarde enquanto espaço de espera.
Neste local e ainda com acesso menos limitado, um compartimento de atendimento/portaria recepciona os utentes e localizará o necessário control a entradas e saídas á galeria da escola e uma sala destinada á associação de pais, ambas apoiadas por uma instalação sanitária.

Da ampla galeria onde se localizam a totalidade dos cabides do jardim de infância e os cacifos do primeiro ciclo, assim como as demais instalações sanitárias, é onde se irá desenvolver o dia da escola, e acesso aos demais recreios (cobertos e descobertos).
Aqui foram igualmente localizados todas as oito salas de aula – 2 JI E 6 EB1 e todos os espaços destinados aos professores, como a sala de trabalho e instalação sanitária.

Desta resulta uma área bruta de construção total e acima do solo de 1.597 metros quadrados e uma área envolvente de 1.792 metros quadrados destinada a recreio e áreas verdes.

Sem comentários:

Enviar um comentário